Desenvolvido por: BSIT-BR - Business Solution Information Technology - Brasil
Prefeitura Municipal de Cumari - Goiás
Praça São João Batista nº 01 - Centro - Cumari - Goiás - CEP.: 75.760.000
CNPJ: 01.302.728/0001-30 - E-mail: contato@cumari.go.gov.br/site
Seja bem Vindo ao site da
Prefeitura Municipal de Cumari
Bom dia! Hoje é Domingo, 20 de Agosto de 2017.

Países do Mercosul assinam pacto que pode reduzir preço de remédios em 80%

Postado em 22/jun/2017

7

Compra conjunta irá garantir maior oferta de tratamentos à população dos países que integram o bloco econômico

Pacto entre ministros da Saúde do Mercosul irá reduzir em até 80% o preço de medicamentos de alto custo. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira (16), durante a 40ª edição da Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, realizada na Argentina.

A compra conjunta irá garantir maior oferta de tratamentos à população dos países que integram o bloco econômico.

Alguns medicamentos estão na lista para uma próxima compra conjunta entre os países, como o Eculizumabe, que é um dos medicamentos mais caros e mais demandados, via judicial, no Sistema Único de Saúde (SUS), o Trastuzumabe, Rituximabe e toda a linha dos Mabes, indicadas para o tratamento de artrite reumatóide e câncer.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que, além dessa ação, a pasta tem trabalhado fortemente na política de transferência de tecnologia de produção desses medicamentos para o Brasil.

Ele também reforçou a importância de ações como essa para buscar novas rodadas de negociação com a indústria farmacêutica: “Há uma preocupação em sustentar o complexo industrial farmacêutico de cada país, mas em negociações conjuntas de produtos patenteados, nós podemos conseguir redução muito significativa de preços, como temos conseguido no Brasil”.

Em 2015, o órgão brasileiro realizou, pela primeira vez, a compra do medicamento Darunavir – usado para o tratamento do HIV, junto à Venezuela, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Suriname. Na ocasião, os países conseguiram uma economia de 83% com a negociação realizada. Somente para o Brasil, que já registrava um dos menores preços do bloco, de U$ 2,98 por unidade, a aquisição representou uma redução de U$ 14,2 milhões.

Cooperação

Os ministros da Saúde assinaram, também, documentos para a realização de mecanismos que permitam realizar o intercâmbio para analisar capacidades de vigilância e compartilhar experiências sobre eventos de massa na região para potencializar a capacidade dos países.

Além disso, ficou acordado entre os representantes do setor a importância de priorizar a saúde pública nas negociações de acordos de livre comércio, a adoção de critérios que protejam a saúde pública no exame das solicitações de patentes e de seguir fortalecendo o acesso aos medicamentos genéricos e bioterapêuticos similares, de qualidade, seguros e eficazes.

Fonte: Ministério da Saúde, Portal Brasil

Recepção: (64) 9 9984-8010
Praça São João Batista nº 01 - Centro - Cumari - Goiás
CEP.: 75.760.000 - CNPJ: 01.302.728/0001-30 E-mail: contato@cumari.go.gov.br/site