Semana de Museus começa nesta segunda (15) em todo o País

4

Visitação aumentou 79% durante evento no ano passado

No próximo dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a visitação a museus tem crescido nos últimos anos. Entre 2014 e 2015, o público cresceu em 675.140 visitantes. Durante a Semana de Museus do ano passado, a visitação cresceu 79%.

A Semana de Museus, promovida anualmente pelo Ibram e que este ano começa nesta segunda-feira (15), tem contribuído para aproximar a população brasileira dos museus.

A semana também contribui para a movimentação da economia. Houve um crescimento de 21% na geração de emprego e renda no campo museal durante a Semana de Museus do ano passado.

O tema desta edição é Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, proposto para ser trabalhado em atividades diversificadas pelos 1.070 museus inscritos em 485 municípios.

A programação especial conta com mais de 3 mil atividades como palestras, workshops, saraus culturais de artesanato, artes plásticas, literatura e música, peças de teatro, contação de histórias e “garimpo” de objetos antigos junto a colecionadores. Também vão participar casas e centros de cultura, universidades, memoriais, arquivo histórico, escolas e até um hospital.

Diversidade de temas e formatos

Contribuiu para a atração de um maior público para os museus a diversificação das linguagens e temáticas apresentadas, com propostas inusitadas. Há desde museus que resgatam a trajetória de grupos minoritários que foram marginalizados ao longo da história até os que propiciam experiências sensoriais, que promovem atividades lúdicas e pedagógicas e que tratam de temas contemporâneos.

Comemoração

Em 2017, a Semana de Museu completa 15 anos e por isso o Ibram também promove ao longo de todo o mês de maio atividades comemorativas em museus do País.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura e Ibram